Não há quase nada no mundo que se compare à majestade das Cataratas do Iguaçu, você pode ver o lado brasileiro ou optar pelo lado Argentino em seus passeios pelas cataratas.

Lado Brasileiro

As Cataratas do Iguaçu são uma coleção espetacular de 275 cachoeiras, com extensão superior a quase 3 km em um enorme cânion no rio Iguaçu. Os visitantes têm uma excelente vista panorâmica das cachoeiras do lado brasileiro. O fluxo médio da água sobre as quedas é de 1.700 metros cúbicos por segundo, e as nuvens resultantes dos jatos criam arco-íris imensos, apresentando um espetáculo colorido.

O primeiro contato com as cachoeiras não será visual, mas ouvindo o ruído da água batendo nas pedras sobre o rio Iguaçu. Esse momento é incrível, e os visitantes mal podem esperar para vê-las. Seguindo a trilha da catarata por 1.300 metros procurando as Cataratas do Iguaçu, os visitantes ficam ainda mais empolgados. Durante o nível normal de água, há 275 quedas diferentes. Esse número pode variar de acordo com o nível do rio. Há 19 quedas d’água, sendo a maior a “Garganta do Diabo”, que mede mais de 80 metros de altura. Apenas três delas (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant) estão localizadas no lado brasileiro; a maioria está no lado argentino voltado para o Brasil, oferecendo uma ótima vista.

Lado Argentino

Mais de 75% das Cataratas do Iguaçu estão localizadas no território argentino. É fundamental visitar as Cataratas do Iguaçu neste país. Tradicionalmente existem três circuitos: a Garganta do Diabo, o Superior e o Inferior. Circuitos acoplados são cerca de 6 km de caminhada pela floresta, vários mirantes com vistas privilegiadas e ótimas oportunidades para fotos.

Chegue às Cataratas (área de Foz Área) e o guia especializado local irá orientá-lo aos três circuitos disponíveis. Caminhe cerca de 300 metros até a estação central. A estação dá acesso ao circuito da Garganta do Diabo (ou Union Fall), considerada uma das maiores quedas com 78 metros de altura e um enorme volume de água. A trilha tem um total de 2.000 metros, ida e volta. Com mais de 1.400 metros de trilha a pé, será uma caminhada plana e fácil pela floresta subtropical do Parque Nacional do Iguaçu.

Fonte: TripAdvisor