O Parque Nacional do Iguaçu

O parque Nacional do Iguaçu está localizado na região Extremo Oeste Paranaense e é uma área protegida brasileira, do grupo das Unidades de Conservação. O Parque Nacional tem uma área total de 169 695,88 hectares (1 697 0 km2), e nele se encontra um dos mais espetaculares conjuntos de cataratas da Terra, as Cataratas do Iguaçu. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Atrativos 

O Parque Nacional do Iguaçu preserva a exuberante vegetação da selva subtropical que rodeia a Área das Cataratas: 2 mil espécies de plantas e 400 de aves. Conta com dois circuitos fundamentais chamados Inferior e Superior. No Circuito Inferior, as passarelas o levarão a sentir as quedas de água desde a parte inferior, enquanto que o Circuito Superior, o fará por sobre a queda de água. Os visitantes dispõem ainda de um elevador panorâmico. Poderá também sobrevoar as Cataratas do Iguaçu a partir do helicóptero da Helisul, bem como fazer passeios em barco a motor no rio.

Além das exuberantes cataratas e seus arco-íris, poderá conhecer outros motivos de interesse: o Centro de Visitantes, o Zoológico, a Linha Martins, o Parque das Aves Tropicana, a Trilha do Poço Preto, o Salto do Macuco, a Trilha da Bananeiras, a Praça e Estátua de Santos Dumont, homenagem feita pela VASP ao “Pai da Aviação”, que usou todo seu prestígio junto ao Governo do Estado do Paraná na transformação da Área das Cataratas do Iguaçu num Parque Nacional. O local que era propriedade particular, é então declarado público.

Preservação

Toda essa riqueza que o Parque abriga está permanente ameaçada. Isso exige enérgicas medidas de sensibilização e educação ambiental, fiscalização rigorosa das autoridades competentes e de legislação adequada. A caça predatória e clandestina, a extração ilegal de retirada do palmito-juçara (em lat. Euterpe edulis), a retirada de madeira e lenha, o uso de agro-tóxicos próximo a rios que adentram o Parque, o desmatamento da mata ciliar, afetam profundamente todo o equilíbrio do ecossistema. Somado ao Parque Nacional Iguazú, na Argentina, este Patrimônio Natural da Humanidade compõe uma área total de cerca de 250 mil hectares de floresta subtropical e fauna protegida.. Desde 2002 o Parque Nacional do Iguaçu é um dos sítios geológicos brasileiros.

Your Message...Your name *...Your email *...Your website...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 2 =